Como escolher o melhor aquecedor de água a gás para a sua necessidade

Em uma época em que a economia de energia é algo importante para todos, ter um aquecedor de água a gás é mais do que uma questão de conforto, é algo que beneficia seu bolso e contribui com a sociedade.
Se você quer fazer parte deste grupo de pessoas que desfrutam de um banho de qualidade com economia, conheça todos os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o aquecedor ideal para sua casa.

 

O local para a instalação:

Antes de começar a pesquisar aquecedores a gás, é importante verificar o local de instalação e prestar a devida atenção a questão hidráulica.

Prepare as tubulações para água fria, água quente e para o gás que irá alimentar o aquecedor. O gás pode ser de botijão (GLP) ou Gás Natural.

O principal motivo de algumas pessoas não utilizarem o aquecedor, é que os banheiros não têm a tubulação de água separada (PVC para água fria e tubos de cobre para água quente). Por isso, quando for fazer uma reforma na casa, aproveite para deixá-la preparada para receber um aquecedor a gás, mesmo que não vá instalá-lo imediatamente. Assim você garante a economia para o futuro.

Exija sempre que a instalação seja feita por técnicos capacitados e que a norma NBR 13.103 seja cumprida. Exija também o uso de acessórios de qualidade (duto de exaustão, tubos de conexão, flexíveis etc). Usar estes acessórios de procedência duvidosa, podem prejudicar o desempenho e a segurança do aparelho.

 

Analise os pontos de consumo para o dimensionamento correto:

O aquecedor doméstico pode preencher as necessidades de sua casa, com água quente nas duchas, na banheira, na pia da cozinha, máquinas de lavar e outros. Analise os pontos de consumo que deseja utilizar.

Nesta etapa não importa o número de pessoas que utilizarão, mas a definição dos locais onde será usado de forma simultânea.

O número exato dos locais de consumo vai determinar a capacidade do aquecedor a gás.

A distância também irá influenciar no funcionamento do equipamento. Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura.

 

 

Dimensionamento de Aquecedores a Gás:

Aquecedor de 8 litros: atende um banheiro com chuveiro.

Aquecedor de 10 a 15 litros: atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente.

Aquecedor de 18 a 20 litros: atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 litros de vazão, principalmente no verão.

Aquecedor de 22 a 26 litros: Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.

Aquecedor de 30 a 37 litros: atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão.

Preste atenção na capacidade de vazão das duchas quando escolher o seu aquecedor, elas podem variar de 8 até 25 litros por minuto. Normalmente o cálculo de um aquecedor é feito baseado em duchas de 8 a 10 litros por minuto. Este nível de vazão já garante um bom conforto, sendo mais que o dobro da vazão de um chuveiro elétrico.

 

Tipos de Aquecedor:

Aquecedor de acumulação: a água é aquecida previamente num reservatório. É indicado quando houver grande volume de água quente utilizado simultaneamente.

Aquecedor de passagem: são os modelos mais populares. Nesse tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagens são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem necessidade de um reservatório de acumulação.
Em coberturas de prédios e casas mais altas, geralmente são necessários pressurizadores de água para manter uma pressão suficiente para atender o aquecedor de passagem.

 

 

Aquecedor Digital ou Mecânico?

A diferença de preço entre os tipos de aparelho pode assustar, mas a diferença de desempenho também é grande. Tome cuidado para não confundir um aparelho DIGITAL com um aparelho mecânico que tenha um VISOR DIGITAL.

Um aquecedor mecânico geralmente tem o que se conhece como “chama fixa”. Uma vez que você ajuste a intensidade da chama, ela permanece a mesma independente da quantidade de água que passar pelo aparelho, seja uma torneira aberta, uma ducha ou duas duchas ao mesmo tempo. Ajustes devem ser feitos manualmente caso sejam necessários.

Já os aquecedores digitais possuem o sistema de modulação da chama: quando mais de um ponto de água é aberto ao mesmo tempo, o aparelho automaticamente ajusta a intensidade da chama para manter a temperatura desejada. Aparelhos mais modernos como a série REU-2402 da Rinnai fazem este ajuste com muita rapidez para evitar qualquer mudança brusca de temperatura no seu banho.

 

Exaustão Natural ou Forçada?

A diferença entre os dois é se os gases resultantes da queima são expelidos naturalmente ou se são “empurrados” com a ajuda de uma ventoinha. Note que em ambos os casos o uso de chaminé é OBRIGATÓRIO.

No Sistema de Exaustão Natural, a chaminé é normalmente de um diâmetro maior, devem ser obedecidas restrições de altura e número de curvas. Aquecedores de Exaustão Natural normalmente não precisam de energia elétrica (funcionam com pilhas, que são usadas apenas para o acendimento da chama). São sempre aquecedores MECÂNICOS.

Já nos de Exaustão Forçada, por ser utilizada a ventoinha para auxiliar na expulsão, o diâmetro da chaminé costuma ser menor, e as condições de instalação são facilitadas. Além disso, em lugares onde o vento é muito forte, a ventoinha ajuda a evitar que este vento apague a chama do aquecedor – por isso que em prédios de frente para o mar, ou andares muito altos, sempre se recomenda a Exaustão Forçada. Todos os aquecedores DIGITAIS são de Exaustão Forçada, e alguns mecânicos (dependendo do modelo). Os Aquecedores de Exaustão Forçada sempre são conectados à energia elétrica.

Existem também os aparelhos de Fluxo Balanceado. Nestes, além da ventoinha forçar os gases para fora, também há um sistema para coletar o ar de fora do ambiente (seja através de um duto adicional ou o uso de dutos concêntricos). Estes modelos são completamente vedados, e por isso são também os mais seguros.

 

Toda a linha de Aquecedores Rinnai você encontra na Tudo House.

 

Diversos modelos com pronta entrega, garantia e a orientação de nossa equipe, para tirar todas as suas dúvidas.

 

 

 

PORQUE ESCOLHER UM AQUECEDOR RINNAI?

 

Escolha e compre agora seu Aquecedor Rinnai clicando Aqui ou no botão abaixo!

 

 

Sobre a loja

A Tudo House nasceu da expertise adquirida com a Tudogás em mais de 30 anos, a partir do crescimento da área de banho e cozinha no conceito de morar bem e com mais estilo. Reconhecida por profissionais de destaque e arquitetos de renome, após um ano da inauguração. OBS: Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas e sofrer alterações sem prévia notificação. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o do carrinho de compras

Social
Pague com
  • PagHiper
  • PayPal Express
  • Mercado Pago
  • Depósito Bancário
Selos

RP TUDOGAZ COM. PROJETOS E INSTALAÇÕES DE EQUIP. EIRELI - CNPJ: 62.404.264/0001-68 © Todos os direitos reservados. 2019